A diferença entre Adquirente, Gateway e Subadquirente no e-commerce!

13 de Janeiro de 2014

 

A diferença entre Adquirente, Gateway e Subadquirente no e-commerce!

Esse post irá tratar de um assunto muito importante para os varejistas de Comércio Eletrônico que é a escolha certa do meio de pagamento.

Temos três modelos possíveis de integração de meios de pagamento.

1-) Adquirente
2-) Adquirente + Gateway e Antifraude
3-) Subadquirente.

Vou explicar cada modelo com pontos fortes e fracos de cada solução.

Adquirente
Os adquirentes são as empresas que liquidam as transações financeiras, as empresas mais conhecidas do mercado são a Rede e a Cielo. Ambas tem soluções que possibilitam  fazer a conexão direta com o ecommerce. Para utilizar a conexão direta com os adquirentes o varejista  deve fazer um credenciamento de Adquirencia e seguir algumas normas de cadastro de empresa (um pouco mais rígida).

Pontos Positivos: O menor custo por transação é o grande beneficio desse meio de pagamento.

Pontos Negativos: O principal problema é a falta de serviços de Gateway e a falta de um serviço de Antifraude integrado. Utilizando somente a adquirencia você envia a transação direta para o Banco sem passar por um Gateway e por um sistema de Antifraude deixando seu checkout sensível a erros e passiveis a ataques de fraudes.

 

Adquirente + Gateway + Antifraude
Esse é o modelo mais utilizado no E-Commerce, o lojista deve fazer o credenciamento com uma empresa Adquirente e também com empresa de Gateway e de Antifraude. Garantindo um menor custo por transação e blinda o checkout com a tecnologia do Gateway e com a segurança do Antifraude.

Segue o modelo exemplo de Checkout:
Adquirente (Rede) + Gateway (Braspag) + Antifraude (Clearsale)

Pontos Positivos: Ter um checkout com os principais meios de pagamentos, checkout transparente, velocidade de transação e segurança contra fraudes.

Nós da PopComm fornecemos um gateway de pagamentos com antifraude adaptado especialmente para televendas, confira www.popcomm.com.br/televendas

 

Subadquirente
Também conhecidos como Facilitadores, são empresas que trazem o full checkout para as lojas virtuais. Eles têm o credenciamento com os Adquirentes, possuem o Gateway e o Antifraude próprio e disponibilizam para o lojista com um modelo de cobrança por porcentagem de vendas. As maiores empresas desse segmento são o PagSeguro, Paypal, BCash e Mercado Pago.

Pontos Positivos:  Para pequenas empresas ou para profissionais informais é a melhor opção pois não necessita de burocracia no credenciamento e pode ser feito também por pessoas físicas.

Pontos Negativos:  Temos dois pontos negativos bem relevantes. O primeiro é o alto custo cobrado por transação. Entre 4.99% á 7.4% por transação. O segundo ponto negativo é o alto índice de abandono de carrinho de compras, pois o comprador é redirecionado para o ambiente dos Subadquirentes no momento da finalização de compra e também precisa fazer o login.